sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Transporte coletivo da cidade passará por mudanças

A Viação Piracibana é a responsável pelo
transporte público em Santos.
Recentemente o prefeito Paulo Alexandre Barbosa relevou que os ônibus da cidade deixarão de receber dinheiro de seus passageiros. Para isso, será criado um novo sistema de cobrança, com cartões que poderão ser abastecidos pela internet e em postos de venda espelhados por pontos da cidade. A medida visa aumentar a segurança, eliminando o dinheiro dos automóveis coletivos, e beneficiar o trânsito da cidade e os motoristas dos ônibus, ao fazer com que estes possam se concentrar exclusivamente em dirigir.

Toda a instalação do novo sistema será de responsabilidade da empresa que administra o transporte coletivo de Santos, a Viação Piracicabana, que deverá alterar definitivamente a forma de pagamento de seus serviços em 23 de Abril. Antes, realizará uma campanha para explicar ao usuário as novidades, e como utilizar o sistema.

Além dessas mudanças, foi anunciado que a Piracicabana será obrigada, a reformar seus ônibus para aumentar a comodidade dos passageiros, acrescentando ar-condicionado, piso baixo, para facilitar o acesso aos veículos, e sistema sonoro para deficientes visuais. A viação terá de apresentar em breve um cronograma com prazos para a instalação das novas comodidades, sem alterar o preço das passagens, o que, segundo o prefeito só poderá ser feito após a frota da empresa passar por todas as mudanças previstas.

Todas as medidas fazem parte do Plano de Melhorias do Transporte (PMT) da cidade, que também inclui a renovação da frota, e deve ter seu plano apresentado em 90 dias.

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de G1 e A Tribuna.
Imagens de Arquivo (©) Copyright Piracicabana e CET.

2 comentários:

  1. Eu disse que o Paulo era a escolha certa para Santos...

    ResponderExcluir
  2. Acho que deveria voltar a ter cobradores nos onibus.
    Muitos novos empregos seriam gerados.
    Muitas pessoas não vão poder andar de onibus se não tiverem o cartão,pois é obvio que dependendo do lugar a pessoa não terá acesso a cartão facilmente, pois não dá pra colocar postos de venda em todo lugar.
    E existem situações em que o passageiro está com pressa e é muito mais interessante pagar no onibus.

    ResponderExcluir