quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Complexo de 21 andares com hotel, lojas e escritórios será erguido na região do Valongo.

Novo hotel se junta ao já anunciado Novotel, que será construído no gonzaga, e aos recém inaugurados Ibis e Mercure do Canal 3 como hotéis de bandeira estrangeira na cidade. 

Santos vai ganhar novo arranha céu: o Complexo Comercial e Hoteleiro do Valongo, que está sendo construído pela Odebrecht em terreno de 3.892 m², localizado na confluência das ruas Marquês de Herval e Cristiano Otoni, próximo à futura sede da Petrobras, nesse bairro do Centro Histórico. Primeiro empreendimento em hotelaria na área abrangida pelo programa de revitalização Alegra Centro, o projeto foi apresentado em meados do ano passado, no salão nobre da prefeitura.

Com 2.160 m² de área construída, ele contempla duas torres (denominadas ‘asas’ em função de sua arquitetura) com 21 pavimentos, que abrigarão 329 salas comerciais de 42 a 115 m² e um hotel Ibis, da rede francesa Accor, dotado de 240 apartamentos. O complexo terá 479 vagas para veículos e lojas. A altura dos prédios é limitada pela Base Aérea de Santos, que faz com que todos os prédios da região do centro não ultrapassem certa altura.

Novo perfil
Na época do lançamento, o projeto foi muito festejado pela esfera política municipal. O ex-secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, por exemplo, afirmou que o projeto, lançado em Maio de 2012, é “o primeiro grande complexo da região central que mudará o perfil do Valongo”.

Acrescentando que o projeto Porto Valongo Santos, de revitalização da área dos armazéns 1 a 8, a mais antiga do porto, representa R$ 513 milhões em investimentos do setor privado na construção de um complexo de lazer, náutico, centro de negócios, bares, restaurantes, galerias de arte e Instituto Oceanográfico da USP, entre outros. Esse investimento não inclui a construção de um terminal de cruzeiros marítimos para três navios das maiores dimensões que hoje estão sendo construídos no mundo, que deverá ser licitado individualmente e entregue inteiramente a iniciativa privada.
Empreendimento ficará próximo ao novo terminal de cruzeiros da cidade e a sede da Petrobras.
O então secretário de obras, Bechara Abdalla Pestana Neves, aproveitou a oportunidade para enaltecer o programa Alegra Centro, que consiste em estímulos de várias naturezas (principalmente fiscal) para quem constrói ou restaura imóveis do centro histórico, que segundo ele, cinha conseguindo importantes resultados. “O número de imóveis vazios foi reduzido em 60% , registramos 490 restaurações e um incremento de 65,5% nos negócios na região central da cidade.”

Importância
Marcelo Arduim, diretor da regional da Odebrecht em Santos, afirmou que a empresa vinha estudando a proposta há um ano. “Queríamos um projeto emblemático”, A obra criará até 350 postos diretos de trabalho e, para cada um deles, de três a quatro indiretos. “Só de ISS (Imposto Sobre Serviços), o município arrecadará R$ 1 milhão”.

O arquiteto do projeto, José Luiz Lemos, detalhou a proposta e disse que as duas ‘asas’ oferecerão vistas para o mar, montanha e cidade. Viviene Boverio, gerente de Desenvolvimento Brasil da Accor, afirmou que o “Ibis e Mercure, também da empresa, vêm registrando, em Santos, uma ocupação acima da média no Brasil, com 80 a 82%, chegando a alcançar 100%. Isso mostra como a cidade se insere hoje no contexto nacional”.

Texto (©) Copyright Adaptado de Prefeitura de Santos, com informações de G1 e A Tribuna (original de 2012).
Imagens (©) Copyright Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário