quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Navio inglês traz turistas cerca de estrangeiros para Santos

Esteve em Santos no último Domingo, em cruzeiro internacional o navio Adonia, da armadora inglesa P&O Cruises. Ao contrário da maioria dos navios que escala em Santos, o Adonia não realizava um cruzeiro destinado ao mercado regional, e não realizou embarques na cidade. Os seus passageiros, em maioria ingleses, estavam apenas em trânsito, ou seja, vieram conhecer a cidade, e consequentemente, o que é importante para a economia regional, utilizar serviços e gastar.
Santos normalmente é pouco visitada por navios em este tipo de viagem, que no Brasil costumam passar somente pelo Rio de Janeiro e por cidades do Norte e Nordeste como Manaus e Recife. A cidade acabou incluída no roteiro, porém, devido ao cancelamento das escalas do Adonia em portos argentinos, devido às inseguranças causadas pela questão das Ilhas Falkland.
A localização do terminal, e as muitas escalas de navios realizando operações de embarque/desembarque, aliadas a pouca infraestrutura de recepção de estrangeiros, acabam contribuindo para que este tipo de viagem não seja frequente na cidade. Espera-se, porém, que com a inauguração do novo terminal de cruzeiros do Valongo, na região que compreenderá o projeto de revitalização Marina  Porto Valongo, a história possa ser diferente, uma vez que além de bem localizado, com ele seria possível diferenciar o atendimento para passageiros em trânsito em um terminal e para os que estão embarcando ou desembarcando em outro.
Outro dos atrativos do novo terminal será sua proximidade com a serra do mar, o que facilita o transporte a São Paulo, destino muitas vezes procurado por turistas estrangeiros. Neste dia, além do Adonia estiveram no Concais o Empress, da Pullmantur e o MSC Magnifica, da MSC Crociere. Para ver mais fotos, clique aqui.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella;

Nenhum comentário:

Postar um comentário